Cancelamento de Venda de Varejo
Artigo
Como cancelar uma venda de varejo no GoflashPOS?
Uma venda de varejo emitida pelo GoflashPOS é uma venda de varejo, ou seja, de ponto de venda. Existem algumas regras fiscais para a sua emissão e o seu cancelamento.
Toda venda de varejo concluída deve emitir um documento fiscal atrelado a ela. Seja NF-e, NFc-e ou CF-e/SAT (no caso de São Paulo).
Dependendo dos dados informados para a composição desta venda, este documento fiscal emitido é rejeitado pela SEFAZ. Exemplos clássicos são NCM inexistente, CST informado de forma divergente do regime tributário do cliente, dentre outros.
Nestes casos a SEFAZ rejeita o documento fiscal enviado informando o motivo de rejeição. Os códigos de rejeição são padrões e você pode encontrá-los no portal da SEFAZ.
No caso de NCM ou códigos CST, CEST etc. informados de forma errada, bem como outros dados fiscais, basta que o seu cadastro seja corrigido na retaguarda, e que o usuário da loja reenvie a nota fiscal para a SEFAZ.
Porém, existem casos em que a rejeição requer que a venda seja passada novamente. Neste caso é necessário cancelar a venda e a nota fiscal.
Para cancelar a venda entre na tela de Vendas, na aba Tickets, selecione o ticket desejado. O ticket é a venda. Ao abrir a tela de detalhes do ticket, no canto superior direito, clique na opção de mais informações (três pontinhos verticais). O sistema exibirá uma lista de opções e uma delas deve ser "Cancelar venda". Clique para cancelar a venda.
No caso de uma venda com a nota fiscal autorizada pela SEFAZ, o usuário terá até 30 minutos da emissão da nota para poder cancelá-la. Caso contrário, a retaguarda deve ser informada para que este trâmite de cancelamento seja feito através da contabilidade da empresa.
No caso de uma venda com uma nota fiscal rejeitada pela SEFAZ, o usuário poderá cancelar a venda em qualquer tempo. Como a nota fiscal foi rejeitada pela SEFAZ, ela não consta no seu repositório e sendo assim não tem sentido ser cancelada, pois não está em seus bancos de dados. Neste caso é apenas necessário inutilizar esta nota fiscal, pois desta forma você está informando para a SEFAZ que este número de nota fiscal não será mais utilizado e que ela pode "esquecê-lo". Para cancelar esta venda com nota rejeitada, ao entrar nos detalhes da venda, na opções (três pontinhos verticais) aparecerá a opção "Cancelar venda e inutilizar nota".